fbpx

O segredo da aprovação em concursos é garantir que os ciclos de estudos tenham qualidade

É muito comum para uma pessoa que trabalha o dia inteiro alegar que não tem tempo de estudar para concurso público. Imagina quando inclui a jornada cuidando dos filhos, cursando faculdade, ou trabalhando em dois empregos?

As dificuldades para administrar o tempo de dedicação aos estudos focados nos concursos ganham a proporção de: como competir com pessoas que possuem o dia inteiro para estudar? 

A resposta para essa pergunta é que, independente de ter muitas horas disponíveis ou não, uma das principais habilidades de quem conquistou o sonhado cargo público foi aproveitar o tempo que tinha disponível para estudar com qualidade.  

Continue lendo e saiba como qualificar seus ciclos de estudos!

Evite estudar matérias semelhantes no mesmo dia

Estude aos poucos para entender como funciona a sua concentração e aproveitamento de conteúdos. Para otimizar seu tempo, se você começar com duas horas de estudos diárias, alterne entre duas disciplinas diferentes. Dedique cerca de uma hora e meia de estudos para cada matéria.

Estudar para concurso cansado é mau uso do tempo. Por isso, faça intervalos de 10 minutos, a cada 50 minutos ou entre as trocas de disciplinas, escolha a opção que achar adequada. Descanse das telas, dos materiais, beba água, faça um lanche, respire ou inclua uma atividade rápida para desconectar.

Nesse momento, o autoconhecimento é importante, tanto para escolher o tempo de fazer pausas, quanto o exercício que te ajuda a arejar a cabeça antes de recomeçar. 

Controle esse tempo anotando no planejamento as horas líquidas que conseguiu estudar efetivamente o quanto foi possível avançar nesse período. A sensação de dever cumprido vai te ajudar a reduzir a ansiedade. 

Mais uma dica de ouro que muitos concurseiros ignoram: deixar o celular distante e fechar abas sobre assuntos sem relação com os estudos quando estiver no computador é de extrema importância para qualificar as horas de estudos.  

Siga seu cronograma e mantenha o foco.

Quanto tempo devo estudar para concursos no pós-edital

O máximo que você conseguir, mantendo a qualidade. Não há como deixar para depois, a prova tem dia e hora para acontecer.

Quando o edital do concurso é divulgado, o projeto de se tornar servidor público fica mais concreto. 

As provas acontecem em um curto intervalo e chega a hora de se desafiar e aumentar a carga de estudos, um novo planejamento se faz necessário. Nesse ponto o objetivo fica mais claro: o conteúdo programático demarcado, o peso de cada matéria é conhecido, a banca organizadora definida. 

O ideal, no mês que antecede a prova, é que você tenha passado por todos os pontos pedidos no edital, ou, no mínimo,  esteja bem preparado para as disciplinas mais exigidas e com maior peso.

No pós-edital é preciso ser estratégico: entenda bem as regras do jogo, saiba quais matérias pesam mais e dê mais atenção a elas, organize o período pós-edital reservando os últimos 10 dias para revisar. Se possível, reserve férias e folgas para essa reta final. O sucesso de meses de preparação depende de um pós-edital bem executado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *